terça-feira, 22 de junho de 2010

Provérbios, medinhos e afins

Não sei se é bem assim, e nem me apetece ver no Google, mas parece-me que há por aí um provérbio que diz “quem procura encontra”.

Quem procura saber e sentir o que é viver em verdade, por mais lento que seja o processo, vai vislumbrando a realidade… por vezes uma realidade dura, tão cheia de justeza quanto desfeita.

O problema aqui é o dilema que fica quando encontramos o que tanto procurávamos…ah, a “hora da verdade” buhh que medo. Tem tudo muito medinho e miaúfa tef-tef na tomada de uma posição ou decisão. Sim…não vamos cair na inocência de pensar que tudo pode ficar como dantes. Pois não pode. Não faz sentido. Se é assim, mais vale não indagar muito. Mais vale estar-se quietinho no sofá a ver a SIC Notícias. Sempre vamos “aguçando” o sabor da realidade e neste caso sim: pouco se pode fazer.

Mas uma coisa fica registada: “Quem vive receoso nunca será livre”, e “mais vale uma tempestuosa liberdade, que uma tranquila escravidão”. Entretanto “a liberdade não consiste em fazer o que se quer, mas o que se deve”, mas hoje, por acaso, não me apetecia ir muito por aí. Fica para outro dia. Hoje estou uma destemida. Venham eles.

Nota: “quem tem medo compra um cão” também é uma ideia. Mas hoje, e muito por causa de um certo e determinado sonho que tive, também não queria ir por aí.

Sem comentários: